terça-feira, 11 de agosto de 2009

Exposição começa no dia 8 de setembro

Alexandre Von Humboldt (1769-1859) foi um dos grandes cientistas do século XIX, apresentando descobertas e sistematizando conhecimentos em vários campos de estudo: geologia, climatologia, botânica, zoologia, mineralogia. Com suas viagens e obras, ajudou a consolidar as bases da ciência moderna, entre as quais da Geografia.

Entre 1799 e 1804, por exemplo, juntamente com Aimé Bonaplant, Humboldt conduziu as primeiras expedições de natureza científica da América do Sul e Central, penetrando em terras que hoje correspondem à Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México e Cuba. Segundo Helferich (2005), desta viagem resultou o primeiro inventário de plantas nativas da américa, além de revolucionar a geologia com um estudo sobre a formação dos vulcões. A sua preocupação com a observação, a coleta precisa de dados e a sistematização, mostrou aos naturalistas do século XIX, os caminhos da ciência moderna. Mas, ao mesmo tempo, Humboldt insistia na necessidade de apreciação da natureza, não só do ponto de vista racional, mas também estético e contemplativo.

Com o intuito de incentivar a pesquisa acadêmica, aprofundar o conhecimento sobre a produção científica de Humboldt, bem como sobre sua biografia, elaboramos o presente projeto, a ser desenvolvido com o primeiro ano do curso de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário